Usos e Gestão do tempo
Tarefa 1- Teça um comentário ao Poema de Camões.
O poema de Luís Vaz de Camões “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” é um dos mais perfeitos sonetos camonianos. Designa-se por soneto porque é constituído por catorze versos, divididos por duas quadras e dois tercetos.
A primeira quadra de Luís de Camões reflecte a mudança dos tempos e o modo como o mundo avança e com um ritmo agitado.
Na segunda quadra Camões demonstra sentir melancolia e saudades do bem e refere que a mudança apagava as mágoas.
No primeiro terceto mostra que o homem vive pouco tempo (a vida é efémera), passa por muitas dificuldades e inevitavelmente desgasta-se passando “o doce canto” “em choro”, ou seja da alegria à tristeza.
Para finalizar, posso referir que o autor salienta no segundo terceto que sentia o peso das limitações impostas pela idade e os diversos problemas de saúde. Refere também que está a sofrer e que a vida era mais difícil do que antes, reconhecendo essas mudanças.
2- Apresente aos seus amigos o Banco do Tempo (o que é?, para que serve?, funcionamento e inscrição).
O banco do tempo é uma troca de serviços, em que o tempo é a única moeda de troca.
Cada indivíduo oferece serviços que pode prestar nos seus tempos livres e recebe de volta o mesmo período, através da realização de outra tarefa.
A inscrição está aberta a todas as pessoas e classes etárias.
O funcionamento do banco do tempo tem como objectivo dar e receber e a obrigatoriedade de intercâmbio.
Todo o tempo prestado tem o mesmo valor seja qual o serviço, pois não existe diferença entre especialidades e pode ser-lhe retribuído o tempo por qualquer outro membro.
Apenas será permitido a circulação de dinheiro se for necessário para a realização de uma tarefa e previamente acordado, de despesas específicas e documentadas.
3- Dê exemplo de uma transmissão em directo pela TV. Refira vantagens e desvantagens da referida transmissão.
A TV tem sido útil de vários modos, tais como em suplementar instruções nas escolas e em combater a solidão de muitas pessoas.
A TV pode trazer informações com maior rapidez do que os jornais e num formato interessante. Os eventos podem ser vistos instantaneamente, em qualquer parte da terra, através do uso de satélites de comunicações que orbitam no espaço.
Uma transmissão que dá todos os dias em directo é o telejornal que através do uso de satélites de comunicação, que orbitam bem alto no espaço, divulgam os eventos que passam no mundo e podem ser vistos instantaneamente pelas pessoas em outra parte. Nunca antes isto foi possível, de uma forma tão rápida e eficaz. Assim, as pessoas, hoje em dia, dispõem de mais informações sobre o que acontece nos eventos mundiais do que em qualquer outra geração da história humana. É uma das vantagens, mas também existem desvantagens, pois por vezes passam notícias chocantes de crimes, guerras, enforcamentos entre outros que os jovens podem imitam. Dois menores que tentaram extorquir 10.000,00 Dólares de uma firma, com a ameaça de uma bomba, afirmaram ter adquirido essa ideia da TV.
Uma certa mãe que não via desvantagens com as notícias que mostravam violência na TV mudou de ideias quando o seu filho de quatro anos tentou sufocar o cachorro da família com um travesseiro, após ver um homem fazer isso com outra pessoa.
Houve crianças que puseram a sua própria vida em perigo derivado ao resultado directo de assistirem TV. Em Perth, Austrália, uma jovem de quatro anos tentou enforcar-se para imitar o enforcamento que passou na TV como o do Saddam Hussein.
“A violência na TV... é prejudicial às crianças de três modos: Aprendem e lembram-se — e muitos imitam — o comportamento agressivo; é mais fáceis serem violentas.
Sem comentários:
Enviar um comentário